Índice
O fluxo de caixa auxilia na manutenção das atividades de micro e pequenas empresas.
O fluxo de caixa faz parte do planejamento financeiro de uma empresa, e pode ser melhor elaborado por uma assessoria contábil. Leia nosso post e veja as dicas que preparamos para você
O conceito de fluxo de caixa é de vital importância para qualquer negócio. Especialmente para as micro e pequenas empresas, ele se torna ainda mais decisivo.
Empreender tem sido encarado como uma alternativa às dificuldades enfrentadas em razão da atual crise que o país vivencia.
Entretanto, ainda que esteja vivenciando um momento de grande número na abertura de CNPJs, estatísticas apontam que grande parte dessas empresas não chega a durar 3 anos.
A principal razão para isso são os obstáculos referentes à gestão financeira.
As obrigações e pagamentos devidos pelos empreendedores são inúmeros, e nem sempre os valores obtidos são suficientes para manter as contas no azul.
Diante disso, conhecer a ideia de fluxo de caixa e compreender o método para aplicá-la, na prática é fundamental para a sobrevivência de seu negócio.
Para auxiliar nessa tarefa, preparamos um material completo sobre o assunto, para ensinar você a manter suas operações e potencializar seus ganhos.
Gostou da ideia? Então, continue por aqui!
O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa corresponde ao controle de movimentações, isto é, entradas e saídas em uma empresa. Ele consiste em uma importante ferramenta de planejamento e controle financeiro.
Seu cálculo é feito a partir dos saldos disponíveis em contas bancárias e as obrigações com as quais a empresa deve arcar. Assim, é possível mensurar o capital existente para utilização.
Qual a importância do fluxo de caixa?
A principal função do fluxo de caixa é manter a gerência informada acerca dos valores disponíveis para utilização em uma empresa.
A partir daí, é possível verificar a possibilidade de novos investimentos, ou mesmo traçar estratégias para recuperação, em caso de um fluxo de valor negativo.
Esse é o principal termômetro na administração financeira, extremamente determinante para traçar projeções e emitir relatórios.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Dux Inteligência Contábil (@duxcontabilidade)
Como manter um bom fluxo de caixa em sua micro ou pequena empresa?
Existem algumas ações que podem ser adotadas para manter um fluxo de caixa eficiente:
- Diferenciar despesas e receitas, de maneira detalhada;
- Incluir a atividade de controle impreterivelmente na rotina de trabalho;
- Automatizar processos, por meio de softwares especializados;
- Categorizar entradas e saídas corretamente;
- Separar gastos pessoais e gastos corporativos;
- Atentar para os prazos de pagamento de obrigações e faturas;
- Não comprometer valores que ainda não foram, de fato, recebidos.
Dux Inteligência Contábil: garanta os nossos serviços especializados para o seu tipo de negócio!
Os desafios no dia a dia do micro ou pequeno empresário são inúmeros.
Manter um negócio em funcionamento diante de todas as barreiras da regulamentação e obrigações devidas não é uma tarefa fácil.
Sabemos que nem todos têm facilidade ou disponibilidade de recursos ou conhecimentos para resolver questões burocráticas. Mas estamos aqui para dar uma mãozinha a você!
Nós, da Dux Inteligência Contábil, contamos com profissionais qualificados e experientes. Dispomos de todas as ferramentas para elaborar o melhor planejamento financeiro para micro e pequenas empresas.
Sendo assim, o que você está esperando para entrar em contato conosco? Inicie agora uma conversa com nossos especialistas via WhatsApp!
Estamos te aguardando!
Elaborar o melhor planejamento financeiro para minha empresa!